Aprovada CCT 2017-18 dos trabalhadores de jornais e revistas de BH

465
BH e Região - Aprovada CCT 2017-2018 dos trabalhadores de jornais e revistas

Atenção trabalhadores gráficos de jornais e revistas de Belo Horizonte e Região Metropolitana. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas, de Jornais e Revistas no Estado de Minas Gerais (STIG-MG) assinou, nesta semana, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2017-2018. Os trabalhadores vão receber os salários de novembro já com o reajuste de 3,35%.

As empresas também precisam pagar a diferença do percentual (3,35%) referente ao período de abril a outubro de 2017, em forma de abono, em três parcelas. A primeira parcela deverá ser quitada junto ao salario referente ao mês de novembro. As outras duas parcelas devem, obrigatoriamente, ser pagas juntamente aos salários dos meses de dezembro/2017 e janeiro/2018.

Clique aqui e confira a CCT 2017-2018

Fortaleça sua representação

O sindicato conclama os trabalhadores a contribuir para fortalecer, ainda mais, o seu Sindicato. Todos os anos, chegado este momento da aprovação da CCT, os patrões tentam enfraquecer o Sindicato ao incentivar que os trabalhadores façam a carta de oposição.

Você sabe o que isto representa?

Na verdade, os patrões querem diminuir a representatividade dos trabalhadores para que a luta pelos reajustes salariais anuais e a preservação dos direitos dos trabalhadores seja enfraquecida. Pense bem, é isto que você quer para o futuro da categoria?

Outra estratégia dos patrões é impedir a ação concreta do STIG-MG nos atendimentos de denúncias realizadas junto aos órgãos públicos, nas campanhas salariais, na luta por injustiças, etc.

Os patrões querem agir livremente e retirar os direitos, negando benefícios e piorando as condições de trabalho.  Querem adotar banco de horas e outros artifícios, até mesmo reduzir salários.

Converse com os seus colegas de trabalho e reflita sobre essa situação. Pense na sua valorização e de sua categoria. Quanto maior a união, mais força e conquistas alcançaremos.

Não permita que os patrões façam campanha contra o seu Sindicato. O que eles estão fazendo, na verdade, é uma campanha contra você, desvalorizando seu trabalho, dedicação e empenho.

A contribuição representa um gasto mínimo por parte do trabalhador, apenas 2%. Pense no que este valor representa para você no futuro e como ele irá fortalecer a representatividade da sua categoria, garantindo reajustes anuais, manutenção e defesa de direitos conquistados

O STIG-MG está de portas abertas para todos aqueles que querem conhecer e participar das atividades do Sindicato. Sua participação é fundamental para toda categoria. Sindicato forte luta e conquista melhorias junto com a categoria.

Sua participação fortalece seu Sindicato

Mas, se mesmo assim, o trabalhador quiser se opor à contribuição assistencial de 2% dividida em duas vezes, deve entregar pessoalmente a Carta de Oposição entre os dias 14/11 e 23/11/2017.

Na carta deve constar, no mínimo, o nome completo, número da carteira de trabalho e série, endereço residencial, função e nome da gráfica onde trabalha e, opcionalmente, o salário atual.

A entrega deve ser realizada pessoalmente na sede do STIG-MG (Rua Jaguarão, 269, bairro Bonfim- Belo Horizonte, MG, CEP: 31210 -240), de 9h às 12h e de 13h às 17h.